TRAJETORIA DO CARNAVAL

TEMA DE MOSTRA DO SESC

TRAJETORIA DO CARNAVAL

Acabou o Carnaval mas não a magia desta festa que encanta baianos e turistas. A Mostra Trajetória do Carnaval que o Sesc Chile disponibiliza até o dia 28 de fevereiro na sua sede vai relembrar a importância e muitos momentos marcantes dos antigos carnavais. Fotos do Carnaval do Pelô, em seus primórdios, do bloco Mudança do Garcia, do Filhos de Ghandhi em momento histórico na Igreja do Paço, e Internacionais em apoteose na Praça Castro Alves, vão agradar a saudosistas mas também às novas gerações.

Sob diversas técnicas e olhares, congregando arte, lazer e informação, a Mostra tem 24 fotografias de variados autores e textos do historiador Alma Andrade. O acervo, cedido pela Fundação Gregório de Mattos, através do Arquivo Histórico Municipal, insere o Carnaval num contexto histórico, onde podem ser vistas as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, além de contar histórias pra lá de interessantes da cidade e do povo de Salvador, resgatando sua história e valorizando a cultura local.

Quem quiser conhecer este universo e descobrir como era a folia momesca no tempo das marchinhas ou quando o trio elétrico ainda era um pequeno caminhão adaptado, ou quando o abadá ainda se chamava “mortalha”, pode se debruçar nessa verdadeira volta no tempo. A Mostra é aberta ao público, gratuitamente, das 9h às 17h.

Veja também

Michelle Marie