Dar voz ao paciente durante o tratamento é uma tarefa que vem ganhando intensidade na área de saúde.
De olho nessa realidade, em 2023, a campanha Setembro Laranja, com um dos focos voltado para o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17, apresenta o tema “Elevar a voz dos pacientes!
Jaqueline Suzan, enfermeira especialista em Terapia Intensiva, Prevenção e Controle de Infecção e Assessora de Qualidade Assistencial da Assiste Vida, empresa baiana de assistência domiciliar, destaca a necessidade fundamental de que os pacientes mantenham a atenção redobrada durante todo o período de tratamento, principalmente nos cuidados que estão recebendo.
“Em caso de dúvidas ou preocupação sobre quaisquer cuidados a serem recebidos, a equipe de saúde deve ser questionada com o objetivo de sanar as dúvidas do paciente e ou acompanhante.
Ainda segundo os dados, a Bahia apresentou cerca de 9 mil incidentes relacionados à assistência à saúde, sendo pessoas na faixa etária entre 66 e 75 anos as mais afetadas.
Jaqueline Suzan, ressalta a importância da criação de medidas eficazes voltadas exclusivamente para a Segurança do Paciente.
“Na Assiste Vida, além do paciente estar incluso em todas as tomadas de decisões referentes ao seu tratamento diário, possuímos um compromisso escrito que define as ações macro a serem desenvolvidas, assegurando uma atenção domiciliar com padrões de qualidade adequados à redução máxima possível do risco de danos desnecessários ao paciente."