Nesta sexta-feira (8) o Grupo Gay da Bahia (GGB) irá oferecer o troféu “Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT+” a personalidades, órgãos públicos e entidades do movimento social, que se destacaram por suas relevantes contribuições à diversidade cultural LGBTQIAPN+, promovendo a criação de climas favoráveis para o fortalecimento da democracia na Bahia e no Brasil.
A entrega da honraria será realizada a partir das 16h, na Casa do Carnaval, no Centro Histórico. Entre os 29 homenageados que compõem a lista, estão o corregedor geral de justiça do TJBA, Dr José Rocha Rotondano, Coletivo Mães do Arco-íris, Fundo Brasil, Esporte Clube Bahia, Dow Química e a Defensoria Pública do Estado.
A relação ainda conta com duas instituições de ensino superior que se destacaram por instituir a política de cotas para estudantes transgêneros, travestis e transexuais na graduação e pós-graduação: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destaque também para a Unijorge, que implantou um núcleo de apoio à comunidade LGBTQIAPN+, oferecendo acolhimento, inclusão e serviços gratuitos.
Entre os homenageados, na área da saúde, destaca-se o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.
A realização da VII Semana da Diversidade e da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, é do GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria da Segurança (SSP), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Secretaria de Comunicação (Secom), Prefeitura Municipal de Salvador, Dow Química, InterPride, Atacadão Atakarejo e Inklusão.