Bahia reúne 74,7 mil estabelecimentos ativos, cerca de 5,1% do mercado nacional de foodservice
Estado ocupa a sexta posição entre os que mais concentram novas empresas no Brasil; levantamento mensal é feito pela Driva para o IFB
De acordo com um monitoramento de tipologias do setor do foodservice brasileiro, realizado mensalmente pela Driva para o IFB (Instituto Foodservice Brasil), a Bahia tem 74,7 mil estabelecimentos ativos, o que corresponde a cerca de 5% do mercado nacional. Trata-se do sexto maior mercado do setor no país. Do total, 13 mil unidades foram mapeadas com atividade em aplicativos de delivery.
Salvador é o município baiano que reúne a maior quantidade de estabelecimentos do segmento de foodservice, com 23,1 mil empresas em funcionamento, representando cerca de 31% do setor no estado. Entre os top 5 também estão as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Camaçari.
Atualmente, a Bahia integra 47,9 mil estabelecimentos categorizados. Entre os top 3 do ranking, o primeiro lugar é ocupado por lanchonetes, com 7,9 mil estabelecimentos, seguido por locais com Menus Variados, com 5,5 mil restaurantes e, em terceira colocação, estão os bares, com 5,1 mil unidades.
MEIs acima da média nacional
A alimentação fora do lar no estado ainda é marcada pela forte presença de Microempreendedores Individuais (MEIs) com 68,72% do total de estabelecimentos ativos. Esse número está acima da média nacional, que é de 62,85%.
Sobre o Instituto Foodservice Brasil
O IFB é um ecossistema que representa a união da cadeia de valor, com fabricantes, prestadores de serviços e operadores de estabelecimentos, que juntos buscam soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar e o consumidor, através do desenvolvimento de inteligência, tecnologia e inovação, ESG e inciativas ligadas a relações governamentais, institucionais e jurídicas.