5 tendências do mercado de aplicativos para 2024

Executivo de tecnologia lista o que deve impulsionar ainda mais o setor no próximo ano

CleverTap Marcell Rosa, Gerente Geral da CleverTap na América Latina. Foto divulgação CleverTap Marcell Rosa, Gerente Geral da CleverTap na América Latina. Foto divulgação

Nos últimos anos, os aplicativos móveis tornaram-se uma parte integral da vida cotidiana, abrangendo desde comunicação e entretenimento até saúde e finanças. Segundo um estudo da Rocket Lab, a população mundial passa, em média, mais de 20% do seu dia nos celulares. Desse total, 88% é destinado à navegação em aplicativos, como redes sociais, ferramentas de produtividade e lojas de e-commerce. 

No Brasil, esses números são ainda mais relevantes. O país se destaca como o 11º no ranking de usuários que mais gastam com mobile, registrando um total de US$ 1,37 bilhão. E, em relação aos downloads e tempo de uso, estamos na 4ª posição mundial, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. 

Para Marcell Rosa, Gerente Geral Latam da CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários mobile, esse comportamento deve se intensificar ainda mais em 2024: “Com o avanço do 5G no país, o investimento em superapps e o surgimento de novas tecnologias, a migração para o mobile se torna cada vez mais vantajosa. E não estamos falando apenas do abandono dos desktops. Serviços que antes não eram online ganharão espaço na internet apenas com ferramentas para os celulares”. 

Analisando como foi o mercado mobile em 2023, o especialista revela as tendências que permearão o setor no próximo ano. Confira:

  • Avanço do 5G e Internet das Coisas (IoT)

A cobertura 5G completou um ano de implementação no Brasil em julho de 2023, com cerca de 10 milhões de acessos, e a previsão é que esse número aumente cerca de 10 vezes até 2027, segundo a consultoria Omdia. A expansão da rede abrirá novas possibilidades para aplicativos que dependem de velocidades de conexão ultra rápidas e baixa latência, como streaming de alta qualidade e jogos online. Além disso, a integração com dispositivos IoT permitirá o controle remoto de uma variedade de dispositivos, desde eletrodomésticos até carros conectados, impulsionando o desenvolvimento de plataformas centradas na automação e na conectividade total.

  • Experiências mais personalizadas

Uma pesquisa da McKinsey aponta que 72% das pessoas gostam de personalização e esperam ser reconhecidas pelas marcas que consomem. Em 2024, a demanda por experiências personalizadas continuará a crescer, levando os desenvolvedores a investir em algoritmos avançados de aprendizado de máquina. Aplicativos que oferecem conteúdo, recomendações e interfaces adaptadas às preferências individuais dos usuários terão uma vantagem competitiva significativa. 

  • Investimento em cibersegurança

Apesar dos benefícios evidentes da personalização por coleta de dados, a estratégia também suscita preocupações em relação à privacidade dos usuários. Conforme indicado por um estudo da PSafe, três em cada cinco brasileiros têm receios de que suas informações possam ser comprometidas ao realizar compras online. Com a crescente preocupação, aplicativos que enfatizam a segurança e oferecem maior controle aos usuários sobre suas informações pessoais podem se tornar mais proeminentes.

  • Crescimento dos pagamentos digitais

De acordo com o Relatório de Economia Bancária, 79% das transações financeiras no Brasil foram feitas por celular em 2022, ante 69% no ano anterior. Em 2019, esse percentual era de apenas 28%. A tendência de pagamentos digitais ganhará ainda mais impulso em 2024. Os aplicativos buscarão integrar métodos inovadores, proporcionando transações seguras, rápidas e eficientes. 

  • Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

Os óculos de realidade mista Apple Vision Pro prometem ser o principal lançamento de tecnologia do primeiro trimestre de 2024. Com a novidade, veremos mais aplicativos que exploram AR e VR para oferecer experiências imersivas em áreas como jogos, treinamentos profissionais, simulações médicas e entretenimento. Ambas as tecnologias têm o potencial de revolucionar a forma como aprendemos, nos divertimos e realizamos tarefas cotidianas, abrindo novas possibilidades para a inovação e interação digital. 

“Vale lembrar que essas são apenas especulações com base nas tendências analisadas nos últimos anos. O cenário real pode ser diferente. Por isso, é sempre importante estar atento às mudanças no mercado e às novas tecnologias emergentes”, finaliza Marcell. 

 

Sobre a CleverTap

CleverTap é uma plataforma completa de envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os pontos de contato do consumidor para melhorar o envolvimento, a retenção e o valor de vida útil do usuário. A plataforma capacita as empresas a orquestrar experiências para indivíduos em seus ciclos de vida e projetar jornadas personalizadas que duram toda a vida. Ela oferece análises que abrangem todos os aspectos do ciclo de vida, permitindo que as empresas avaliem e otimizem cada experiência em tempo real. Sua capacidade única de IA é perspicaz, empática e prescritiva, facilitando decisões mais inteligentes e rápidas. A plataforma tudo-em-um unifica as experiências de todos os pontos de contato, abrindo caminho para uma nova era de envolvimento do cliente.

A plataforma é alimentada pelo TesseractDB™ – o primeiro banco de dados do mundo criado especificamente para engajamento do cliente, oferecendo velocidade e economia de escala.

CleverTap tem a confiança de 2.000 clientes, incluindo Electronic Arts, TiltingPoint, Gamebasics, Big Fish, MobilityWare, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa John's e Tesco.

Apoiada por investidores líderes como Peak XV Partners, Tiger Global, Accel, CDPQ e 360 One, a empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia , Dubai, Mumbai, Bangalore, Cingapura e Jacarta.

Veja também

Michelle Marie