Afródromo: um grande espetáculo de valorização da cultura afro-latina

Afródromo: um grande espetáculo de valorização da cultura afro-latina

O maior espetáculo afro-latino de rua já visto no mundo só poderia surgir na Bahia. Pela primeira vez, blocos afros e afoxés unem-se em um movimento para recuperar o caráter cultural do Carnaval de Salvador através da valorização da cultura “afroascendente”.

A Liga dos Blocos Afro, composta por Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Carlinhos Brown, Cortejo Afro, Timbalada, Muzenza e Malê Debalê, idealizou o Afródromo para ser um espetáculo capaz de ressaltar a beleza e a força econômico-criativa da cultura negra.

Em 2013, este festival estará no circuito Osmar (Campo Grande), no domingo de Carnaval, a partir das 11h. Um coletivo de artistas está empenhado em criar a identidade visual do desfile, de acordo com as histórias dos blocos afros e afoxés.

As alegorias foram concebidas por J. Cunha e Pedro Caldas e executadas por Ray Vianna. O artista plástico e presidente da Liga, Alberto Pitta, é responsável pela criação das estamparias e indumentárias. “O Afródromo é uma mudança para a dignidade dos blocos afros e afoxés no seu aspecto político, estético e social”, enfatiza Pitta.

O cortejo será puxado por Carlinhos Brown, acompanhado pelas alas de canto dos blocos afros e afoxés em um trio elétrico, com a possibilidade de unir as baterias de cada grupo.

O movimento Afródromo está preparado para acontecer ao longo do ano, seguindo o calendário de eventos culturais da cidade.

CARLINHOS BROWN (Foto: Uran Rodrigues) CARLINHOS BROWN (Foto: Uran Rodrigues)

Veja também

Michelle Marie