Cacau do Pandeiro - O Mundo na Palma da Mão

A cantora baiana Juliana Ribeiro!

 Cacau do Pandeiro - O Mundo na Palma da Mão

A cantora baiana Juliana Ribeiro viajou nesta semana para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda ligada ao projeto Cacau do Pandeiro - O Mundo na Palma da Mão. Além do documentário sobre o mestre da percussão, uma mostra fotográfica, palestras e oficinas integram o evento, financiado pela prefeitura do Rio. Após o lançamento do filme, no dia 8, Juliana ministra nos dias 14 e 16, a palestra Construção da música brasileira e o samba enquanto gênero musical e identitário (a trajetória do samba antes de ter este nome, desde as senzalas). Juliana, que também é historiadora e mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, pesquisa as origens de samba e vai expor aos inscritos na palestra o conhecimento acumulado durante os dez anos de carreira.

Documentário

Juliana Ribeiro participa do filme em trechos de entrevistas e cantando ao lado de Cacau do Pandeiro no trio elétrico, no carnaval de 2011, no trio Samba de Moça Só, que naquele ano homenageou o Dia da Mulher. Foi a primeira vez que a cantora se apresentou ao lado do percussionista. “Para mim foi uma honra cantar e tocar ao lado do mestre, ele que foi professor da maioria dos percussionista da Bahia, ou foi professor dos professores deles”, diz Juliana.

Em outro momento do documentário, Cacau do pandeiro surpreende Juliana Ribeiro ao subir ao palco durante a gravação do seu primeiro DVD e lançamento do CD Amarelo. “Foi um momento único na minha vida, quando fui trocar o figurino, minha banda puxou um chorinho, e ele começou a tocar junto”, conta emocionada a cantora. A expectativa para o novo encontro é de mais uma vez tocar e cantar ao lado do mestre, que Juliana considera uma das figuras mais inspiradoras da música baiana. “Ele é a raiz da árvore genealógica da percussão na Bahia, seja no choro, no samba, ou outros estilos musicais também”, comenta.

Veja também

Michelle Marie