A editora Viana & Mosley lançou em versão bilíngüe, o livro Antonio Bernardo, com autoria da arquiteta e jornalista Evelise Grunow. Para prestigiar o lançamento da obra em Salvador, o designer carioca de jóias aportou na cidade para uma sessão de autógrafos, e apresentar sua nova coleção, na última terça-feira, na loja Antônio Bernardo, localizada no 3º piso do Shopping Barra, sob o comando das franqueadas Paula e Juliana Cerqueira.
É a quinta publicação da série "Arquitetura & Design", que conta a trajetória de 30 anos de sucesso do joalheiro, incluindo os prêmios mundiais recebidos, a exemplo do IF Product Design Award 2007 – considerado o Oscar do design – com o brinco impulso. A autora revela criteriosamente o processo do trabalho de criação, dando ênfase a capítulos interessantes divididos metal, pedras, mínimo e movimento.
Designer conhecido no cenário internacional, com 40 pontos de comercialização no Brasil e exterior – cidades norte-americanas, européias e asiáticas - Antonio Bernardo tem a sua carreira relatada nas 112 páginas do livro, que utiliza ilustrações, como fotos e desenhos das suas jóias. Desde o primeiro anel até os últimos trabalhos desenvolvidos pelo designer são citados na obra.
Além de lançar o livro, Antonio veio mostrar as suas novas peças: anéis, brincos, pulseiras, colares e pingentes. Como o próprio artista explica, ele não desenha coleções. “Em determinadas épocas de apelo comercial, como é o caso do Dia das Mães, eu faço uma coletânea da minha última produção. As minhas peças surgem em decorrência de uma criação anterior, trata-se de um trabalho experimental, onde eu busco sempre uma evolução”, diz o joalheiro, que hoje é considerado referência de expressão criativa e inovadora no mercado.
Paula Magalhães
Fonte: Correio da Bahia - Caderno Bazar