É envolta em jacquards brocados - tecidos especiais italianos – e modelagens executadas por alfaiates que nasce a Fidem, marca genuinamente brasileira, mas com os padrões das grifes internacionais. Fundada em 2021 pelo casal Fernanda Ippolito e Fausto Nicolodi, ambos paulistanos de ascendência italiana, a neomarca chega para ressignificar o luxo em terras nacionais.
Fernanda, diretora criativa, é formada em design e negócios de moda e atua na área há 15 anos como consultora de imagem, stylist e figurinista de TV. Fausto, por sua vez, é formado em desenho industrial e atua na indústria têxtil há 25 anos como trend forecaster e designer de novos tecidos, padronagens e estampas.
As viagens internacionais do casal de estilistas nos últimos 12 anos para pesquisas de tendências e tecidos, em feiras e fábricas na Europa e na Ásia, impulsionaram e encorajaram a criação da Fidem. A união do talento do design de moda de Fernanda com a experiência no mundo têxtil de Fausto, se traduziu em peças exclusivas e atemporais manufaturadas por experientes alfaiates na coleção de estreia da etiqueta, intitulada “Stravaganza”.
Sobre o processo criativo, o casal comenta “Nosso processo criativo resgata o ofício da alfaiataria combinado à exuberância dos tecidos em jacquard brocado, trazendo uma rica experiência sensorial visual e tátil.”
A inspiração para criar vem dos excessos, canalizando sua obsessão pelo glamour e convidando o público a desfrutar por meio de coleções cápsulas, com número limitado de peças, a versão contemporânea da atmosfera dos anos 80. Opulência e máxima feminilidade são os principais aspectos que norteiam a essência da label.
A Fidem carrega nos tecidos, seu diferencial e sua total exuberância. Alguns deles desenvolvidos exclusivamente para a própria marca na Itália, ao norte da Toscana, na comuna de Prato – o maior distrito industrial de tecidos de alta qualidade da Europa, maior polo têxtil reciclador e sustentável do mundo, onde são fabricados os tecidos das mais importantes grifes e marcas do cenário europeu.
Querida por celebridades como Marina Sena, a marca trabalha um seguimento pouco explorado no Brasil: a alfaiataria feminina. A escolha de seguir com as coleções de “Alfaiataria Glam” (como o casal se refere às suas criações) se deu pela ascensão profissional das mulheres ocupando cada vez mais cargos de liderança, dentro do mundo corporativo e principalmente artístico. “Também acreditamos que as mulheres são mais receptivas e abertas às novidades e associam mais rapidamente novos comportamentos e tendências.”