Com consultoria de Lili Tedde, representante do Studio Edelkoort South, reconhecida por aproximar a renomada trendforecasterholandesa Lidewij Edelkoort à cultura brasileira, uma das maiores autoridades mundiais em previsão de tendências, o setor têxtil ganha uma nova coleção cápsula batizada de Ativismo Poético, inspirada em artistas ativistas contemporâneos do meio do século passado, que expressaram suas causas através da arte, e servem de base de inspiração para o atual momento. Li Edelkoort acredita que necessitamos de referências heroicas para revermos nossos valores e criarmos novamente, e para isso, se faz necessário ter base na força dos ativistas para a retomada. Desenvolvida pelo Coletivo Criativo, formado por nove empresas têxteis concorrentes que se uniram para estimular o desenvolvimento do setor e ampliar networking, a coleção busca antecipar tendências.
A coleção foi inspirada no livro de tendências da Trend Union, produzido pela trendforecasterLidewij Edelkoort e consultoria de Lili Tedde, que apresenta artistas considerados revolucionários por serem ativistas que usaram a criatividade para superar períodos importantes das suas épocas. Entre os nomes apresentados na publicação está Joseph Beuys, piloto da força aérea alemã na Segunda Guerra Mundial, que sobreviveu a um acidente de avião em 1944 na Crimeia. Foi tratado por tribos com feltro e gordura animal, materiais que passaram a fazer parte das suas artes. Outro grande nome é Christian Boltanski, nascido de um pai judeu, ele retratava as dores da Guerra com arte conceitual que combinava fotos e lâmpadas trazendo assim o vazio e a melancolia das vítimas. No livro também está Georgia O’Keeffe, ícone do feminismo e primeira mulher a ter uma retrospectiva no MoMA, entre tantos outros artistas. “Estamos em um momento similar ao vivido por estes ativistas, por isso os escolhemos, pois precisamos de exemplos, de pessoas e ídolos que tenham transgredido o seu momento e seguido o caminho da superação”, explica a consultora Lili Tedde.
A coleção cápsula foi lançada em um evento inovador, realizado em um dos principais polos têxteis do Brasil, Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Os participantes tiveram acesso ao catálogo de produtos através do book Coletivo Colecionável, que poderá ser usado como inspiração, e que traz os produtos criados com base nos artistas ativistas. O evento foi uma oportunidade para para trocar informações com as marcas através de conexões reais para ampliação de networking.
Alexandre Herchcovitch, Juliana Jabour, entre outros grandes nomes realizam talks no evento
No lançamento da coleção foram promovidos talks com grandes nomes do universo da moda como Alexandre Herchcovitch, referência internacional em coleções para aSemana de Moda de Nova York e São Paulo Fashion Week. Entre os participantes também estava Juliana Jabour, considerada a “Rainha da Viscolycra”, e reconhecida pelas inovações em jeanswear e moda feminina em geral. Ainda compõem as apresentações, o fundador e CEO da Upper e do movimento de inovação, Welcome Tomorrow, Flávio Tavares, a líder e referência em produção calçadista nacional, Júlia Fontoura, assim como a própria Lili Tedde. “A brincadeira do Coletivo Criativo é chamar atenção, surpreender, propor que os participantes saiam do normal ou do padrão do que fazem no seu dia a dia”, finaliza a curadora.