Arquiteta Celeste Leão assina espaço na CASACOR e lança documentário “Mulher Decor

Na Casacor Bahia 2023, a arquiteta assina a Sala de Imprensa e homenageia as heroínas baianas Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria em seu projeto

Celeste Leão. Crédito foto: Lucas Assis Celeste Leão. Crédito foto: Lucas Assis

A arquiteta Celeste Leão vai participar da CASACOR Bahia 2023, que acontecerá entre os dias 19 de julho e 10 de setembro no Casarão da Família Ribeiro Lima, no Caminho das Árvores. Na mostra, a arquiteta assina a Sala de Imprensa July Isensee – que recebe o nome em homenagem à grande jornalista e referência do colunismo social, que faleceu em novembro do ano passado aos 95 anos e completaria, em 2023, 60 anos de jornalismo social com a sua famosa coluna no Jornal A Tarde. O espaço trará ainda homenagens às grandes heroínas que foram essenciais para a conquista da Independência do Brasil na Bahia: Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria.

*Mulher Decor*
Durante o evento, Celeste Leão também irá lançar o documentário “Mulher Decor”, produzido pela produtora Cara de Rã. A produção documental é uma homenagem a mulheres arquitetas que, assim como Celeste, são precursoras no mercado de arquitetura, decoração e urbanismo. “A CASACOR deste ano vai ser um espaço muito simbólico, em que mulheres fortes serão homenageadas. Eu me sinto honrada em homenagear as heroínas do Brasil, a jornalista July Insensee e, ao mesmo tempo, ser protagonista em uma produção audiovisual que destaca a força da mulher na arquitetura em um mercado que sempre foi muito masculino”, ressalta Celeste. 

*Ambiente utilitário*
No ambiente assinado pela arquiteta, haverá um painel com imagens das três heroínas que marcaram a Independência do Brasil na Bahia, assinado por Sandra Barros. O espaço também funcionará como sala de imprensa, na qual todos os profissionais serão acolhidos, e terá um cantinho instagramável, com poltronas Tidelli. Além disso, a arquiteta conta que haverá elementos acústicos com projeto da Audium e, também, piso vinílico, para dar mais praticidade para o espaço que terá acesso constante de profissionais de imprensa. No jardim anexo à sala de imprensa, esculturas das heroínas, assinadas pelo artista plástico Celso Cunha, também serão colocadas. 

“O local foi cuidadosamente planejado e criado para receber convidados, imprensa e apreciadores da arquitetura e decoração, ao mesmo tempo em que rende tributos com muito respeito à Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria, assim como à colunista social July Isensee. De fato, vai ser tudo muito lindo. A fachada será vedada com em vidro espelhado da AGC, beneficiado pela Norvidro e instalado pela Artenele, o que vai dar mais impacto ao espaço da homenagem pela originalidade”, diz a arquiteta.

*CASACOR Bahia*
Nesta edição, a CASACOR Bahia tem como tema a união entre Corpo & Morada, a casa como extensão do corpo, um refúgio que precisa de cuidados e afeto. A mostra terá espaços assinados por cerca de 37 profissionais renomados, assim como novos talentos promissores, que vão se inspirar na temática para entregar criatividade, design, arquitetura e decoração para o público.  

 

Veja também

Michelle Marie