O Comitê Nobel divulgou na terça-feira (8) o primeiro Prêmio Nobel de 2019, o de Física, tendo sido atribuído a três cientistas – James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Os cientistas James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz  abiscoitaram  o Prêmio Nobel de Física de 2019. O anúncio foi divulgado na manhã desta terça-feira pelo comitê responsável  coordenado pela Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo. O trabalho dos três físicos introduziu uma nova compreensão da história e estrutura do universo através das teorias de cosmologia física desenvolvidas por Peebles e a descoberta de um exoplaneta por Mayor e Queloz.

Segundo o The Nobel Price,  os vencedores deste ano do Nobel de Física Michel Mayor e Didier Queloz exploraram nossa galáxia, a Via Láctea, buscando por mundos desconhecidos. Em 1995, eles fizeram a primeira descoberta de um planeta fora de nosso Sistema Solar, um exoplaneta, orbitando uma estrela do tipo do Sol, a 51 Pegasi.

A descoberta feita pelos vencedores do Prêmio Nobel de 2019 Michel Mayor e Didier Queloz iniciou uma revolução na astronomia, tendo sido encontrados mais de 4.000 exoplanetas na Via Láctea. Novos mundos estranhos ainda estão sendo descobertos, com uma riqueza incrível de tamanhos, formas e órbitas.

 

Veja também

Michelle Marie