Nesta quarta-feira será assinada a ordem de serviço para a realização das obras de requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, com as presenças do secretário do Turismo, Fausto Franco; do diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira; chefe de projetos do BID, Denise Levy; e do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, dentre outras autoridades convidadas.
A obra de restauração e recuperação do museu, que será executada com recursos do Prodetur Nacional Bahia, através de financiamento do BID, no valor de R$24 milhões, é a primeira das 13 intervenções náuticas e uma cultural (o museu) que serão realizadas na Baia de Todos-os-Santos, sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Localizado no distrito de Caboto, município de Candeias, o Museu Wanderley Pinho possui acervo de mais de 200 peças que contam uma história da bahia e do brasil desde o século 17.
O equipamento ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos no antigo Engenho Freguesia e inclui ainda uma capela. Tombado como patrimônio nacional pelo Iphan, o equipamento possui grande importância arquitetônica e cultural, sendo administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Prodetur - Mais dois contratos para realização de obras do Prodetur já foram assinados e contemplam a ampliação e requalificação da Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador, e outras obras de infraestrutura náutica no Solar do Unhão, Itaparica e Botelho (Ilha de Maré) e os terminais náuticos de Maragojipe, Salinas da Margarida e Cachoeira.