As feridas crônicas são consideradas um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. Além de afetar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença, a patologia é, também, uma das principais causas de afastamento no trabalho. Para discutir as novidades sobre o tema, o angiologista e cirurgião-vascular baiano Marcelo Liberato, referência nacional no tratamento de varizes com espuma e tratamento de feridas, participa do seminário internacional on-line (webinar) “Os Desafios Antimicrobianos em Feridas Crônicas”, no dia 9 de junho, às 14h, voltado a especialistas da área.
O encontro virtual será aberto pelo médico americano Gregory Schultz, diretor do Instituto de Pesquisa de Feridas da Universidade da Flórida, EUA, que abordará o papel dos biofilmes emergentes nas feridas crônicas. Na sequência, o doutor Marcelo Liberato apresentará estudos de casos e estratégias utilizadas no Centro de Tratamento de Úlceras e Doenças Venosas (CTDV), localizado em Pau da Lima. No final do seminário on-line, que será transmitido apenas em inglês, os médicos responderão às perguntas dos participantes. As inscrições podem ser realizadas através do link: l.ead.me/bbVPhz.
Mais informações sobre Dr Marcelo Liberato
Marcelo Liberato é médico angiologista e cirurgião-vascular (CRM-BA 13868), referência na técnica de escleroterapia com espuma no Brasil. Foi pioneiro na aplicação deste tipo de tratamento no SUS, em Salvador. É diretor da Ruettiman, empresa de ensino e capacitação profissional na área médica, com foco em pacientes que sofrem com as varizes e úlceras venosas. Preside o Instituto Ruettiman, que realiza atendimentos pelo SUS sem fins lucrativos.