Estilo

Dicas de moda, beleza, cultura, comportamento e assuntos relevantes

Carmen Mayrink Veiga

publicado Segunda, 14 de Outubro de 2013, 05:18 h
Bem-nascida, bem casada, bem vestida, Carmen Therezinha Solbiati Mayrink Veiga virava assunto por onde quer que passasse. Desde  pequena onde cresceu na fazenda da familia na cidade de Pirajuí. 
Filha de um clã de cafeeiros e neta de barão, Carmen começou a ser superproduzida na infância pela mãe.
 
Carmen Mayrink Veiga (Foto: Reprodução)Carmen já frequentadora dos desfiles parisienses de Alta Costura, e famosa no universo da moda, atraiu ainda mais a imprensa especializada no assunto, quando casou-se em 25 de junho de 1956 com o empresario, Antonio Alfredo Mayrink Veiga, filho do senador Antenor Mayrink Veiga e herdeiro de uma fortuna Multimilionária. 
Carmen mudou-se então para o Rio de Janeiro onde ganhou o titulo de: "Locomotiva da Cidade". Com o casamento vieram seus dois filhos: Antenor e Teresa Antônia, e uma longa estada de mais de 20 anos em Paris, vivendo em um luxuoso apartamento de frente para o rio Sena.
Carmen Mayrink Veiga (Foto: Reprodução)
A história dos Mayrink foge de qualquer realidade até hoje vista. Carmen,com seu estilo de vida tao exclusivo unidos ao bom gosto e a vida de socialite, título que hoje não incomoda em usar, renderam muitas histórias, homenagens, citações nas listas das mulheres mais bem vestidas e até um livro. Em o ABC de Carmen, publicado em 1997, ela dá dicas de etiqueta e estilo. A literatura, aliás, é uma de suas paixões, e a biografia, um dos gêneros favoritos. Mas Carmen garante que nunca pensou em escrever um livro sobre a própria trajetória. “Você tem que ter o que contar em uma biografia. Minha vida foi sempre maravilhosa e divertida. Mas eu não sou nenhuma Catarina, a Grande.”
O casal, considerado por Truman Capote, Diana Vreeland e Anna Wintour, na revista Vogue USA, como "as pessoas mais chiques da América do Sul", participou de diversos eventos do jet set internacional, entre caçadas com nobres europeus, e festas com multimilionários de diversos países, inclusive costumava fazer muitas festas na sua residência e transportava convidados à bordo de supersônicos Concorde para temporadas de caça na Inglaterra, França e Áustria. Foi retratada por artistas como Portinari, Pablo Picasso, Romero Britto, Andy Warhol e Di Cavalcanti, e fotografada por Francesco Scavullo, Richard Avedon, Mario Testino, Bob Wolfenson, Miró, Tuca Reinés e outros. Recebeu muitas homenagens de artistas, sendo uma das mais polêmicas o videoclipe da música "Imitation of life" da banda R.E.M., que mostra caricaturas inspiradas em Carmen, Madonna e Demi Moore. Quando o videoclipe estava para ser produzido, Carmen causou admiração quando, depois de comparecer à entrega do Óscar, demorou 20 minutos para desembarcar de uma limusine para o jantar oferecido por Madonna e Demi Moore em Los Angeles. A demora foi devido ao tamanho do vestido de Carmen, que entrou no salão ao lado de Madonna. Carmen faz parte das listas das mulheres mais elegantes do Brasil e, em 1981, entrou para a seleta lista das pessoas mais bem vestidas do mundo, da revista Vanity Fair. É, também, a única brasileira citada na biografia oficial de Yves Saint Laurent e listada nos registros de clientes da alta costura de Paris desde adolescente.
Carmen Mayrink Veiga (Foto: Reprodução)