Estilo

Dicas de moda, beleza, cultura, comportamento e assuntos relevantes

Pós-Verão: cinco dicas infalíveis para recuperar o cabelo

publicado Sexta, 29 de Março de 2019, 11:02 h

O baiano se despediu na última quarta-feira (20) de um dos verões mais quentes da história. Nesses dias ensolarados e de muito calor, é comum dobrar os cuidados, principalmente com a pele. Entretanto, outra parte do corpo requer a mesma atenção: os cabelos. A estação do Carnaval e festas a céu aberto aumenta o tempo de exposição das pessoas aos raios solares, que podem causar danos diretos aos fios.

Os raios UVA e UVB não são os únicos responsáveis pelos estragos das madeixas. O cloro utilizado na manutenção de piscinas e o sal presente no mar aceleram o processo de perda água benéfica para os fios. Até a forma como você dorme pode contribuir para a saúde dos seus fios pós-Verão.

Com tantos riscos, só mesmo quem entende do assunto para salvar os cabelos dos danos causados no Verão, deixando-os prontos para a chegada do Outono. Confira cinco dicas infalíveis da tricologista Juliana Prudente, que está há quase dez anos à frente do Hair SPA Juliana Prudente e é especialista em deixar os fios saudáveis e bonitos

1 – CRONOGRAMA CAPILAR 

Depois de meses expondo o cabelo ao sol, cloro, poluição e sal do mar, não vai ser de uma hora pra outra que eles ficarão lindos outra vez. A tricologista sugere a realização de um cronograma capilar direcionado para repor os nutrientes perdidos no Verão, como: água, lipídios e proteínas. “Uma dica básica é adquirir três máscaras, cada uma com um objetivo principal: reposição de água, de gorduras (lipídios) e queratina (proteína) e intercala-las de forma que reponha todos os nutrientes indispensáveis para a saúde do cabelo”, explica.

2 – BYE BYE CALOR!

Durante a recuperação dos fios, o uso de secadores e chapinhas não é recomendado, assim como lavar os fios com água quente. “Em hipótese alguma”, sentencia Juliana. “A temperatura alta dilata a camada de cutículas deixando os fios mais ressecados e favorecendo a perda de mais nutrientes, além de aumentar a oleosidade do couro”, esclarece. “O ideal é secar os cabelos ao vento ou com temperaturas mais baixas e ao lavá-los, utilizar uma temperatura natural, nem quente, nem gelada demais”, dá a dica.

3 – NATURAL COMO A LUZ DO DIA!

Geralmente, no Verão, realizamos mais químicas de alisamento e mudança de cor (mechas, coloração, etc). Juliana sugere que se dê uma pausa nesses procedimentos. “É importante dar esse tempo até recuperar os fios por completo”, reforça.

4 – NA RAÍZ DO PROBLEMA

O couro cabeludo é bastante prejudicado no Verão por causa do suor, químicas capilares, cremes, sol, piscina, etc. “Muitas vezes, após agressões desse tipo, essas regiões ficam extremamente sensíveis, com descamação, impregnações, o que pode acarretar numa dermatite, redução da oxigenação, crescimento lento e queda capilar”, alerta a tricologista.

5- CUIDADOS DOS SONHOS

A última dica ajuda bastante na redução do frizz. “Basta utilizar fronha de travesseiro de cetim na hora de dormir”, diz Juliana. Segundo a tricologista, a fronha de algodão promove um atrito grande fazendo com que os fios acordem eletrizados, aumentando o frizz do cabelo. 

Unknown-2 (Foto: Reprodução)