Atualidades

Autores exclusivos, escrevendo sobre os mais variados assuntos do mundo do entretenimento

A Quarta-Feira de Cinzas...

publicado Quarta, 14 de Fevereiro de 2018, 06:03 h

A Quarta-Feira de Cinzas é um feriado facultativo até 14h, comemorado logo após a terça-feira de carnaval. É considerado um dia de jejum e abstinência e ainda um chamado à reflexão sobre a fragilidade e efemeridade da vida da vida humana.

A data é considerada também como um símbolo de penitência, pois no calendário cristão, essa data dá início à Quaresma, época de preparação para os milagres da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Quaresma se estende da Quarta-Feira de Cinzas até o domingo de Ramos e é marcado pelo convite ao recolhimento e à conversão dos devotos.

Atualmente, ao comparecer à igreja nessa Quarta-Feira, o devoto recebe do sacerdote uma cruz desenhada na testa. Essa cruz é feita com as cinzas obtidas na queima das palmas e folhas abençoadas no domingo de Ramos do ano precedente1. As cinzas são, portanto, o símbolo do pó, utilizada na expressão “Lembra-te de que és pós e para o pó voltarás” (Gen 3, 19). Esse ritual faz referência a uma antiga tradição oriental, na qual se joga cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento diante de Deus2. (fonte: Calendário)

SINAL DA CRUZ NA TESTA (Foto: Reprodução)