Atualidades

Autores exclusivos, escrevendo sobre os mais variados assuntos do mundo do entretenimento

Mais de 40 chefs confirmados...

publicado Terça, 14 de Novembro de 2017, 16:02 h

Pratos curiosos, combinações cheias de possibilidades e caçarolas saborosas vão imperar na décima segunda edição do Festival Tempero no Forte, que confirma o time de chefs de Salvador, da Praia do Forte e Litoral Norte – onde o evento gastronômico é realizado –, e também de outros estados brasileiros, promovendo um verdadeiro intercâmbio de sabores. Turistas, visitantes e comunidade estarão conectados com os temperos e aromas, e já podem aguardar criações autorais à mesa, afinal os mestres-cucas reservam grandes surpresas. O projeto, que acontece de 30 de novembro a 10 de dezembro, com a curadoria da Chef Tereza Paim, tem o patrocínio do Hiperideal, Adega e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Casa do Forte - Chef Ana Robéria (Foto: Divulgação)

Participante veterano do Tempero no Forte, o chef Isaías Neries, do Parador Lumiar, na Serra Fluminense, desta vez estará no Vila Gourmet, do Sobrado da Vila, e homenageará o tema do evento com uma entrada à base de mix de folhas ao molho de mostarda em grãos e ainda o Filé Mignon em Carvão com Frutas Tropicais e Molho de Umbu. Outra veterana do evento, a chef Morena Leite – que já participou de todas as edições anteriores –, fará a aula de abertura da Cozinha Show, no dia 30, apresentando seu Ceviche de Frutas.

Via dos Corais -Chef Chuca Cardoso (Foto: Divulgação)

Os estreantes do Tempero no Forte são a Chef Aglay Piovesan, que estará na Risoteria apresentando o Risoto de Camarão ao Perfume Thai; o paulista Claudio Teodoro, chef excecutivo do Capim Santo, em São Paulo, que ficará no restaurante da Pousada Porto da Lua; o paraense Ofir Oliveira, de Belém, falando na Cozinha Show sobre Frutas da Amazônia; João Belezia, paulista dono do buffet que leva seu nome, criou para o Terra Brasil, o Camarão com Farofa de Coco, Vinagrete de Feijão Andu e Maracujá. Ainda participam pela primeira vez, Victor Dimitrow e Bárbara Camargo, do Peti Restaurante, em São Paulo, e o chef confeiteiro do Tivoli, responsáveis pelo Jantar a seis mãos do Tivoli Eco Resort Praia do Forte, no restaurante À Sombra do Coqueiral.

Chef Joao Belezia SP (Divulgação)

Da capital baiana, participam do festival, Ana Robéria, do Bella Gourmet Bistrot, que assina o Camarão Tropical com Purê de Manga e Arroz de Coco para o restaurante da Pousada Casa do Forte; a consultora gastronômica e dona de uma fábrica de massas artesanais, Chuca Cardoso, que assumirá a cozinha do restaurante do hotel Via dos Corais com o Filé com Molho de Frutas Tropicais, Mil Folhas de Batatas e Gruyère; Vini Figueira, da Cantina du Vini e KoPhai, com o Peixe Branco Grelhado com Molho de Uvas, Mousseline de Mandioquinha e Farofa de Caju, para o Mediterraneus; e a cozinheira Donana, que tem unidades do restaurante em Salvador, Vilas do Atlântico e uma na Praia do Forte.

Casa do Forte - Prato Ana Robéria (baixa)

Com vocação para a gastronomia, o charmoso vilarejo de Praia do Forte, reserva talentosos cozinheiros que, ao longo de 12 anos, aperfeiçoaram suas artes e vão apresentar suas delícias. São eles, Alex Souza, do Sabor da Vila; Nalva Oliveira, da Taverna Paradiso; Heloísa Simões, do Made in Bahia e Jean Carlos Simões do Made in Bahia Pizzaria; Bárbara Maria, do restaurante Atobá, do Porto Zarpa Hotel; José Manuel, do Hoopa Burguer; John Silva e Marco Stocco, do 7 Pizzas e Pizza di Roma; Sara Maria, do Restaurante do Tamar; Talita Guimarães, do Tango Café; Cremilda Almeida, do Atelier 72; Clodô dos Santos, do Porto Forte; Crispina Queiroz, do Feijão de Corda; Elaine Carvalho, da Casa de Praia; e as equipes de cozinha do Vinobar, Vinopizza e Its Gastronomia.

Prato chef Isaias Néries - foto Rodrigo Azevedo

Já no Litoral Norte e entorno da Praia do Forte, como vem acontecendo há seis anos, marcam presença o Empório Jacuípe, em Jacuípe, que traz a chef Ana Paixão, com sua Salada Tropical, recheada com camarão, lula, abacaxi e manga em molho agridoce. De Arembepe, Edileuza Costa, da Tapiocaria Beiju com Tudo Dentro, servirá o Beiju Recheado com Brigadeiro e Morangos. Já na Lagoa de Aruá, Ueliton Soares vai preparar o Filé ao Vinho com Baião de Dois e Tostones de Banana da Terra, para o Terroir do Axé e, pela primeira vez no Festival, o chef italiano Angelo Castiglioni, do Polomar, no mirante de Praia do Forte, promete fisgar o paladar com o Arroz Casimir.

Mediterraneus -Prato Chef Vinicius Fiqueira