Atualidades

Autores exclusivos, escrevendo sobre os mais variados assuntos do mundo do entretenimento

Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil

publicado Quinta, 12 de Outubro de 2017, 07:00 h

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.

Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Em Salvador,  a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida terá logo mais a matriz elevada a Santuário, pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Neste dia os fiéis participarão de alvorada às 5h; Ofício da Imaculada Conceição às 5h30; e Missas às 6h30, 9h30, 12h e 15h. Uma grande procissão terá início às 16h30 e percorrerá toda a praça do Imbuí. A partir das 18h, Dom Murilo presidirá a Missa Solene e logo após a Celebração Eucarística, por volta das 20h, o Arcebispo fará a entronização da imagem peregrina no Santuário.