Estilo

Dicas de moda, beleza, cultura, comportamento e assuntos relevantes

Márcia Ganem cria coleção em conjunto com artesãs de Serra Grande

publicado Segunda, 04 de Setembro de 2017, 16:24 h

A designer Márcia Ganem mostrará o resultado da coleção Povos da Floresta, desenvolvida em conjunto com artesãs de Serra Grande, em desfile na praça central de Serra Grande, Itacaré, no dia 9 de setembro, às 19h30. A coleção é um dos resultados dos quatro meses de trabalho do Programa Design Dialógico: uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território, no Litoral Sul, que conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Márcia Ganem (Foto: Divulgação)

O desfile será aberto com uma apresentação dos índios Tupinambás de Olivença, que farão um ritual Porãse, reverenciando a floresta. A coleção homenageia os povos originários e mestiços que convivem com a floresta nesta vila, encrustada numa das maiores reservas de mata Atlântica do País. Foram utilizadas técnicas artesanais inspiradas na arte plumária dos povos originários, nas folhas e flores. As peças foram feitas com retalhos de voil e plumas, com uma cartela de cores referenciada nas aves da Mata Atlântica.

(Foto: Ricardo Fernandes)

A coleção é o resultado da parceria de Márcia com o projeto de artesãs, Crochetando e Empoderando, formado por mulheres que se juntam para falar sobre suas dificuldades e enfrentamentos, desde a violência sofrida no dia-a-dia, ao posicionamento no mercado de trabalho, pensando juntas uma atividade produtiva, a partir do resgate da cultura artesanal, interpretando a floresta a partir da técnica do crochê.

Peça Marcia Ganem e joalheiro Cristiano Salles Castro - Folha de Imbé   (Foto: Ricardo Fernandes)

Foi também desenvolvida pelo joalheiro e artista plástico, Cristiano Salles Castro, uma série de peças de joalheria inspiradas nas folhas da floresta. Foi feito um trabalho de pesquisa sobre a variedade de formas das folhas da Mata Atlântica, como o imbé e as samambaias, traduzida em joias e inseridas no design das indumentárias.

Peca de crochet de Marcia Ganem com artesas do Crochetando e Empoderando  (Foto: Ricardo Fernandes)