Bahia By

A Bahia com estilo, expressada por diversas personalidades, através de entrevistas divertidas e interessantes

LOGÍSTICA 4.0 OTIMIZA RECURSOS NO HOSPITAL SANTA IZABEL

Original

South America Health Exibition (SAHE)

em 16/04/2019

A diretora administrativa da Hospital Santa Izabel (HSI), Mônica Bezerra, foi à São Paulo participar da South America Health Exibition (SAHE), uma feira premium para lideranças da área de saúde. Na ocasião, ela falou no “Talk Show 2: Logística 4.0: suprindo o hospital de amanhã hoje”, no qual foi debatido sobre como o planejamento dos processos logísticos pode auxiliar na redução e otimização dos recursos dos hospitais, aumentar a segurança e qualidade no atendimento aos pacientes e dos serviços prestados.

A Logística 4.0 pode ser entendida como uma evolução da logística tradicional com o uso da tecnologia a partir de ferramentas como big data, internet das coisas e inteligência artificial. “No ambiente hospitalar, é realizado um processo de integração entre tecnologia da informação e automação, logística e gestão hospitalar. No Hospital Santa Izabel as ações significaram redução significativa do tempo médio de estoque, dos percentuais de ruptura de estoques e do volume de compras de urgência, além de melhor performance na gestão de custos”, declara Bezerra.

A cadeia de suprimentos do HSI utiliza recursos da Logística 4.0 que buscam melhorar as previsões de demanda para evitar faltas e desperdícios na cadeia de suprimentos – o que inclui recebimento, armazenagem, movimentação e transporte de produtos de uso hospitalar, medicamentos, itens alimentícios e materiais de escritório. No momento está em andamento a sistematização da gestão de farmácias satélites e melhorias no interfaceamento das diversas plataformas e softwares usados na cadeia de suprimentos.

Sobre o Hospital Santa Izabel Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.