Ping Pong

A Bahia com estilo, expressada por diversas personalidades, através de entrevistas divertidas e interessantes

Do presidente da Abap-BA Americo Neto

Original

A importância da publicidade para a economia

em 04/12/2018

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Bahia (Abap-BA) festeja seu aniversário de 40 anos em evento no Restaurante Amado nessa quinta-feira, 06, a partir das 19h. Na ocasião, a entidade homenageará os anunciantes mais importantes na história da propaganda baiana e que foram relevantes nessas quatro décadas de atividades. Escolhidos pelas agências, eles vão receber troféus, que são verdadeiras obras de arte assinadas pelo artista plástico Leonel Mattos. Quem também recebe a homenagem são os ex-presidentes da Abap ao longo da sua trajetória.

A animação do evento fica por conta de Ana Mametto. Com sua sonoridade que mistura ritmos, swing e poesia, a cantora apresenta o “Mar de Caymmi e Vinícius”, um repertório inspirado nos artistas Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes, além de canções contemporâneas da MPB.

Ao longo de sua trajetória, a Abap-BA vem se destacando pela atuação em prol do fortalecimento do setor publicitário local. Desde o início do ano, para marcar as comemorações dos seus 40 anos, a Associação organizou um calendário de ações voltadas para a atualização de conhecimento e o compartilhamento das melhores práticas do mercado de publicidade e propaganda.

Um ano a todo vapor – um dos eventos organizados pela entidade esse ano abordou o compliance, quando uma organização age em acordo com as leis e os regulamentos, sejam eles internos ou externos. Foi o Café com Compliance, realizado em abril, onde diversos especialistas discutiram a aplicação do conceito na publicidade.

Para reunir profissionais da área num momento de descontração e conhecimento e trazendo uma proposta diferenciada, em maio, aconteceu o Chacoalhada, que teve como principal atração o premiado publicitário Átila Francucci abordando o tema “Ação, luzes, câmera – A comunicação nos tempos modernos”.

Outro destaque na programação de 40 anos da Abap foi o curso de Métricas Digitais, realizado em julho com o objetivo de capacitar as agências sobre as melhores técnicas e estratégias para mensurar e metrificar ações de marketing digital, como webanalytics, campanhas e mídias sociais. O treinamento foi conduzido pela professora Leticia Vitale, da São Paulo Digital School.

Em setembro, foi a vez do OOH Summit, evento promovido pela Associação para discutir a mídia digital out-of-home. Na ocasião, especialistas da JCDecaux – multinacional com trabalho de referência na área de mídias externas – abordaram a importância dessa mídia, presente no mobiliário urbano, aeroportos, estações de metrô etc, e sua recente transformação para o formato digital, capaz de oferecer uma melhor interação entre a mensagem e seu público-alvo.

Na avaliação do presidente da Abap-BA, Americo Neto, a realização desses eventos ao longo do ano reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do segmento no estado. “É uma maneira de fortalecer o nosso setor, contribuindo para colocar o mercado mais em evidência e mostrar a importância da publicidade para a economia”, declara. “Por isso, nos empenhamos em promover todas essas ações de atualização de conhecimento, networking e troca de informações. Um esforço que faz parte da nossa missão ao longo dessas quatro décadas. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da propaganda”.