Bahia By

A Bahia com estilo, expressada por diversas personalidades, através de entrevistas divertidas e interessantes

Homenagem aos 90 anos do Artista Plástico Sante Scaldaferri.

Original

Uma conferência da escritora Antonella Rita Roscilli

em 06/11/2018

O Palacete das Artes promove dia 8 de novembro, das 17h às 19h, uma homenagem aos 90 anos do Artista Plástico Sante Scaldaferri. Na programação haverá uma conferência da escritora Antonella Rita Roscilli, "Um grande ítalo-brasileiro: o artista plástico Sante Scaldaferri", seguida da exibição de dois documentários: "Sante Scaldaferri-A dramaturgia dos sertões", de Documentário dirigido por Walter Lima e "Sante Scaldaferri", Documentário dirigido por Cicero Bathomarco.

O encontro visa homenagear o grande artista plástico Sante Scaldaferri, filho de italianos que imigraram para a Bahia no final do século XIX, e deram sua contribuição na região de Jequié e na cidade de Salvador. Neste ano de 2018, Sante, se vivo fosse, estaria completando noventa anos. Foi pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo, professor.

Deixou um legado multifacetado de grande valor artístico e humano, entre o erudito e o popular. Sobre estas temáticas versará a conferência Um Grande Ítalo-Brasileiro: O Artista Plástico Sante Scaldaferri com a qual Antonella Rita Roscilli, lusitanista e pesquisadora italiana, abrirá a tarde. A seguir o público poderá assistir a dois importantes documentários: Sante Scaldaferri-A Dramaturgia Dos Sertões, de Walter Lima, com fotografia de Mário Cravo Neto, e Sante Scaldaferri, de Cicero Bathomarco. Os dois documentários abordam, de forma diferente, a obra do saudoso e premiado artista. O conteúdo, a forma, o processo de criação, sua fidelidade à cultura popular do Nordeste, sua permanente preocupação com a contemporaneidade estética e a análise da crítica especializada sobre o seu trabalho, são assuntos que desfilam nos dois filmes, sendo que o último deles tem como ponto de partida a derradeira exposição que o artista fez na Brasil, exatamente no Palacete da Artes, em novembro de 2011.