Bahia By

A Bahia com estilo, expressada por diversas personalidades, através de entrevistas divertidas e interessantes

Impactos da análise de dados digitais é tema da primeira mesa no Painel Digital

Original

Big Data e Cidades Inteligentes

em 08/08/2018

Todas as informações que deixamos online ao usar a internet, sejam nossos dados pessoais, nossas opiniões ou hábitos de consumo, podem ser usados para gerar inteligência e consequentemente, aplicações digitais que podem nos ajudar a navegar melhor o mundo hiperconetado a nossa volta. Para conversar sobre as implicações práticas do uso desse dados digitais, o Painel Atitude Digital traz nomes de referência para sua mesa de abertura – Big Data e Cidades Inteligentes. Rafael Molina e Grimaldo Oliveira são os convidados do bate-papo que acontecerá no dia 17 de agosto, a partir das 18 horas.

A ideia é conversar sobre as implicações práticas do uso de dados digitais do mundo conectado, abordando também conceitos como segurança digital, internet das coisas e cidades inteligentes. O objetivo é mostrar como o uso de dados podem impactar as pessoas comuns de forma positiva, num viés que vá além da polarização entre os que vêm dados como uma ameaça à privacidade ou como uma mina de ouro para empresários do setor privado.

Gestor de Projetos de Inovação da Cittati Tecnologia, Rafael Molina (foto)  é responsável pelo processo de desenvolvimento de novos produtos e gestão de projetos de inovação. Atuou na construção de diversos sistemas para cidades inteligentes, em projetos de abrangência nacional e internacional, utilizando preceitos de internet das coisas para captura de dados e tratamento em estruturas de big data.

Graduado em Ciências e Tecnologia e Engenharia de Gestão pela Universidade Federal do ABC (UFABC), é mestre em Engenharia da Informação pela mesma instituição e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Como pesquisador, criou modelagem de estruturação de conhecimento por meio de linguagem natural e estudou a modelagem de inovação para validação de conceitos e desenvolvimento de novos produto, obtendo destaque em suas divulgações científicas, com menções honrosas e publicações.

Grimaldo Oliveira é mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha como Gerente do Núcleo de Inteligência de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), atuando há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, ferramentas de tomada de decisão e estatística. É editor do blog BI com Vatapá e autor do eBook BI COMO DEVE SER - O guia Definitivo.