Bahia By

A Bahia com estilo, expressada por diversas personalidades, através de entrevistas divertidas e interessantes

Espaços de lazer fazem a alegria da "cachorrada" em Salvador

Original

Os doze mandamentos do Cachorródromo

em 05/03/2018

Espaços de lazer planejados para os cachorros brincarem soltos, com a liberdade e o cuidado que merecem. Assim são os Cachorródromos instalados em praças da cidade pela Prefeitura, através da Secretaria de Manutenção (Seman). Os ambientes são devidamente cercados e contam com duas áreas, uma para ambientação e outra de convivência, onde os animais podem brincar livremente, aproveitar os equipamentos para exercícios e demais atividades.

 É possível encontrar os Cachorródromos na Praça do Imbuí; Praça Afonso Ruy, no Itaigara; Praça ACM, em São Caetano; Praça Vale dos Rios; e Praça dos Dendezeiros. O próximo local a receber o ambiente para os cachorros será a Praça Nossa Senhora da Assunção, na Pituba, que está em reforma, com previsão de inauguração em três meses. Um estudo está sendo feito para que o espaço seja instalado também na Praça Lord Cochrane, na Garibaldi, que será inaugurada em março.

Cada um desses locais recebe, em média, 250 pessoas por dia, número que tende a aumentar quando são realizados eventos, principalmente nos fins de semana. A avaliação da Seman, que monitora frequentemente as praças para promover qualquer intervenção necessária, é de que esses novos espaços fortalecem na população o sentimento de pertencimento, fazendo com que os próprios frequentadores das praças levem e compartilhem saquinhos, água e ajudem no cuidado e preservação dos ambientes.

Pet Stop - No intuito de educar e auxiliar os donos de animais, incentivando o recolhimento dos dejetos, foram instalados "Pet Stops" no Parque da Cidade, através da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis) em parceria com a Pet Stop Brasil. São disponibilizados saquinhos para os donos dos pets, em equipamentos instalados na Rua do Meio, na entrada do parque; no final da Alameda dos Ipês, na Praça Melhor Idade; e no gramadão, em frente ao Anfiteatro. A reposição dos sacos fica por conta da Pet Stop Brasil.

Os doze mandamentos do Cachorródromo:

Não é permitida a entrada de fêmea no cio; Filhotes só podem frequentar após a finalização das vacinas; Mantenha seu cão sempre vacinado; Mantenha seu cão sempre protegido contra ectoparasitas; Não é permitida a entrada de cães agressivos; Fezes deverão ser recolhidas imediatamente; Em caso de conflito, intervir imediatamente e afastar os cães; Não realizar brincadeiras que estimulem a disputa territorial; Todo e qualquer ato do cão é de responsabilidade do proprietário do animal; O cachorro não pode ficar sozinho no local, deve estar acompanhado dos responsáveis; Não alimentar o cão na presença de outros; Cães soltos devem ser supervisionados o tempo inteiro.