Clicks

Confira aqui os eventos mais badalados do mundo do entretenimento pelas lentes de nossos fotógrafos

Alice Barbosa Lima apresenta sua primeira individual, Estrada

publicado Quinta, 09 de Novembro de 2017, 08:37 h

Desde 2010 Alice Barbosa Lima se dedica exclusivamente à arte. Neste período teve aulas com artistas como Luiz Ernesto, Paulo Ormindo, Charles Watson, José Maria Dias da Cruz e Katie Van Scherpenberg. Depois muito aprendizado, ela mostra pela primeira vez seu trabalho ao público, na individual Estrada, em cartaz até 17 de novembro, no Espaço Ernani Arte e Cultura, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Com curadoria do artista e fotógrafo Marco Rodrigues, Alice selecionou 20 pinturas de grandes dimensões, em acrílica sobre tela, produzidas nos últimos sete anos. Trabalhos em preto e branco ou multicoloridos dividirão espaço no belo casarão de Botafogo. “O uso das cores acontece naturalmente na minha produção. É algo instintivo”, diz a artista, que é prima de Lygia Clark e Sonia Lins e neta de Barbosa Lima Sobrinho.

Além das pinturas, a mostra reúne também 32 desenhos em papel ofício, produzidos pela artista desde a adolescência. “Em nossos muitos encontros esses trabalhos me chamaram atenção e não pude deixá-los fora da mostra. A Alice tem os traços firmes e harmoniosos, resultado de muita disciplina. Seu trabalho é muito bem resolvido”, define o curador. O público poderá conferir também quatro vitrines com obras em relevo, feitas pela artista em homenagem à mestre Katie Van Scherpenberg, com quem aprendeu a técnica.

Amigos de longa data, curador e artista se aproximaram a partir da admiração de ambos pela obra do pintor expressionista austríaco Oskar Kokoschka. “Conversávamos muito sobre o tema e me interessei também pela obra dela. Alice é muito dedicada e está preparada para dar este importante passo na carreira”, elogia Marco Rodrigues.

Sobre a artista–Alice Barbosa Lima iniciou sua carreira artística na Escola Nacional de Botânica Tropical, onde fez aulas de aquarela botânica com os professores Paulo Ormindo e Dulce Nascimento. Desde 2011 cursa Questões Fundamentais da Pintura, com o professor Luiz Ernesto de Moraes, no Parque Lage. Fez curso de colorismo com José Maria Dias da Cruz, de desenho, com Chico Cunha, e participou de workshops com Charles Watson. Durante quatro anos teve aulas de pintura com a professora Katie Van Scherpenberg.

Original